quinta-feira, 30 de junho de 2016
Bondade
Ser bom não tem a ver com religião, com promessas. com sacrifícios, ou fazer algo para ganhar algo em troca.
A bondade, por mais que nós seres humanos as vezes não consigamos entender, é simplesmente ter empatia pelo outro. Se ver no lugar do outro. E existe muita bondade no mundo, Por mais que a mídia, os exemplos e muitas outras coisas que vemos cotidianamente nos insista em nos mostrar que só há o o lado ruim da coisa.
Temos que nos unir a esse sentimento, a esta empatia e não importa se sua ação é menor ou maior em escala de bondade, por mais que pareça clichê, o importante é sim fazer o bem sem olhar a quem, independente de como seja feito, e qual a medida da sua ação, pois assim ajudamos a melhorar o mundo um pouquinho, como naquele filme: "A corrente do bem", porque eu já cansei de falar sobre o ódio, sobre a maldade, e como eu realmente não entendo porque as pessoas tem tanta facilidade de se magoarem e de se machucarem.
Acho que as vezes tem a ver com a bondade, pra muitas pessoas, demonstrarem seu lado frágil, amoroso e bondoso, e principalmente para os homens, as vezes isso é visto como uma falta de virilidade, masculinidade, dentre outros.
O mal, ou ódio, ou que quer que seja essa energia destrutiva, dá a impressão de que a pessoa é poderosa, temida, dentre outros. Já a pessoa bondosa, por outro lado, muitas vezes é vista como trouxa, abobalhada, e fácil de ser enganada.
Vejamos um exemplo por exemplo, de um chefe de uma empresa, que seja o temido, o mandão e completamente inflexível com seus funcionários. Por mais que seus funcionários o odeiem por tudo que ele faz com eles, ele tem um certo respeito no mundo dos negócios, porque ele é o chefe e chefes devem ser temidos.
Já por outro lado, um chefe bom, que te cobre na medida certa. que seja flexível, e se importe com os seus funcionários, por muitas pessoas é visto como frouxo, sem liderança, dentre outros.
Nossa sociedade gosta e endeusa essas pessoas amargas,temidas, como é citado naquela frase" É muito melhor ser temido do que ser amado". Maquiavel quando escreveu isso em seu livro O Príncipe, claro que retirando do contexto em que estava inserido, dá a impressão de que nunca foi amado, porque, quem em sã consciência gosta somente de ser temido, e nunca ser amado?
E ainda ter que viver desconfiando de todos ao seu redor, que estão prontos para te darem o bote, que vida horrível seria essa.
Então, meu caro Maquiavel, é muito melhor ser amado do que temido, em todas as situações, sempre..
O amor,e não o medo é o que nos move e sempre moveu a fazer coisas maravilhosas e extraordinárias neste mundo.
Lorena Alcântara.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário