sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Pense fora da caixa

Eu realmente gostaria de entender qual a necessidade das pessoas sempre se sentirem donas da razão mesmo sendo superficiais e com argumentos rasos que até uma criança de 5 anos faria.

Acho que a internet é uma ferramenta maravilhosa para se expandir conhecimento mas se usada de forma leviana ela se torna exatamente o contrário disso. As pessoas começam a ler informações soltas de fontes não confiáveis e fazem disso uma verdade universal.

Antes da internet as informações não eram tão facéis como hoje em dia, então as pessoas na minha impressão do que eu vivi até hoje, liam mais, se informavam mais para discutir determinado assunto, senão eram simplesmente uma piada. Ou não. Talvez sempre foi assim. Talvez sempre o que importa é ser certo, ter razão, e não aprender realmente com o outro.

Eu particularmente adoro um debate, uma discussão, porque aprendo muito com elas, e acho que sempre se aprende com outras pessoas, principalmente as que possuem diferentes opiniões e visões, porque cada ser humano é tão complexo, único e tão rico. 

Mas o que tenho visto é apenas uma necessidade de demonstrar quem é o mais certo, com argumentos e opiniões tão rasas e superficiais, e o pior de pessoas com ensino superior que estou falando, não são pessoas distantes do meu convívio, são amigos ou amigas minhas, que simplesmente possuem esse discurso radical e superficial.

E isso vai me dando um desânimo, porque na maioria das vezes são coisas tão absurdas, e ai você fala com a pessoa, com argumentos, cita dados e fontes confiáveis, mas mesmo assim, ela somente fica calada e dai a cinco minutos está reproduzindo os mesmos truísmos de antes.

E como estamos vivendo uma das fases mais conservadoras do Brasil, com figuras como Cunha e Bolsonaro, eu fico realmente pesarosa com tudo isso, porque por mais que as vezes você tente desconstruir algumas opiniões tão radicais, e tão horríveis, mas que a pessoa simplesmente não vai mudar de opinião por mais que você fale cite milhões de fontes e artigos nada adianta. E isso me aterroriza. De verdade.


Me remete aos tempos de ditadura, de nazismo, onde o que era falado era o certo e ninguém questionava senão as pessoas morriam. Mas o que ocorre atualmente não é isso. É um efeito reverso, mas com o mesmo resultado, ou seja, hoje nós podemos falar o que quiser e buscar informação em um clique, e por esse motivo as pessoas ficaram tão cegas e tem certeza que aquela é a verdade absoluta, não importando o que você fale.

São tempos dificeis. E estranhos, muito estranhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário